Guia Taubate Banner

A cidade Sobre a cidade

Cidade de Taubaté

Praças, igrejas, artesanatos e muita história para contar você só encontra em Taubaté. Um lugar de gente acolhedora e ambiente propício para quem gosta de curtição e sossego.

Taubaté se localiza no Vale do Paraíba e fica a 134 Km de São Paulo e a 300 Km do Rio de Janeiro. Conta com uma extensa área verde onde podem ser encontradas várias espécies da fauna e flora brasileira como ipês e pau-brasil.

Aqui são muito valorizadas a cultura caipira, comidas típicas e festividades marcantes como Congada, Moçambique e Folia de Reis.

Amácio Mazzaropi é outro símbolo do Vale do Paraíba reconhecido em todo o Brasil pelas suas atuações em filmes, tvs e rádios.

Com seu jeito irreverente de “falar a língua do povo”, Mazzaropi conquistou pessoas de todas as idades ao fazer filmes que abordavam temas relevantes como meio ambiente, divórcio, sobre o caipira “Jeca Tatu” entre outros. Morreu aos 69 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 13 de junho de 1981, mas até hoje é lembrado, com muito carinho, por todos.

Aos que estiverem interessados em saber mais sobre esse grande artista, o Hotel Fazenda Mazzaropi disponibiliza aos visitantes um acervo de filmes e tudo sobre a vida de Mazzaropi, este homem brasileiríssimo que tem papel fundamental na história do nosso Vale.

As Figureiras são artistas que representam a cultura taubateana.Trabalham com argila e barro e são conhecidas, internacionalmente, por suas figuras folclóricas que valorizam e caracterizam a cultura da cidade. As exposições e vendas dos trabalhos ficam permanentemente no bairro Imaculada.

Outros pontos turísticos de Taubaté são o Alto do Cristo com 23 metros de altura, proporcionando uma vista panorâmica de todo o Vale do Paraíba, tendo ao fundo a Serra da Mantiqueira.

Outra opção é o Horto Municipal, onde os visitantes podem usufruir uma vasta área verde, um imenso lago, um mini-zoológico (principal atração da criançada), e um grande espaço para quem gosta de fazer caminhada.

A religiosidade do povo taubateano está caracterizada pelas inúmeras Igrejas como a Catedral de São Francisco das Chagas, o Convento Santa Clara, a Igreja da N.Sra. do Rosário, o Santuário e Praça Santa Terezinha, além do Museu de História Natural, que tem em seu acervo milhares de peças, desde dinossauros, extintos há 65 milhões de anos, até pequenos insetos.

A boa comida também não fica de fora. A Colônia de Quiririm serve saborosos pratos da cozinha italiana, onde diversas famílias provenientes de imigrantes, possuem um papel importante na economia e geração de renda e empregos no Distrito.

Há quem já veio só para visitar e gostou tanto que há anos mora aqui, é uma cidade que fica perto de tudo. Quem gosta de frio vai para Campos do Jordão que fica a 40 minutos da cidade, e quem gosta de praia vai para o Litoral Norte há 1 hora e meia.

Vale a pena conhecer Taubaté e tudo mais que esta cidade oferece aos seus visitantes.

Fonte: www.guiavaleonline.com.br

Alguma dúvida? Entre em contato conosco


Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate